Barómetro: Financiamento de Compras em Portugal e na Europa

Portugueses tencionam cortar nas despesas e recorrer aos pagamentos fracionados até ao final do ano

 

Num cenário de inflação elevada, o Oney Bank acaba de divulgar os resultados da terceira edição do Barómetro Europeu das Melhores Práticas de Compra dedicado aos ajustes nos orçamentos familiares e financiamento de compras. Sem grandes surpresas, o nosso estudo revela as incertezas comuns dos portugueses e europeus que os levam a rever, em baixa, as suas intenções de gastos até ao final de 2022. Os pagamentos fracionados (BNPL), que têm continuado a crescer nos últimos anos, são agora uma solução essencial para apoiar o consumo em Portugal e na Europa.

1 em cada 5 consumidores espera gastar mais nos próximos meses;

44% dos portugueses vão fazer cortes nas despesas alimentares e 34% nas despesas de saúde;

Quase um em cada três consumidores vai recorrer a soluções de financiamento para grandes compras;

39% dos europeus planeiam pagar em prestações até ao final do ano;

Quase 50% dos utilizadores de pagamentos fracionados não teriam comprado se não pudessem utilizar esta facilidade de pagamento.

Neste estudo, o Oney – especialista em pagamentos e financiamentos ao consumidor e líder em pagamentos fracionados em vários países europeus – analisou uma amostra representativa das populações francesa, espanhola e portuguesa, em parceria com a Harris Interactive. Consulte aqui todos os dados e informações da terceira edição do Barómetro Europeu das Melhores Práticas de Compra.

Até ao final de 2022, 44% dos portugueses planeiam reduzir as suas despesas com alimentação e 27% planeiam reduzir o seu orçamento para a saúde

 

Ajustes nos Orçamentos: Cortes nas despesas

 

O nosso Barómetro Europeu das Melhores Práticas de Compra revela um forte desejo entre os europeus de limitar as suas compras, particularmente aquelas a que se pode chamar “despesas inevitáveis. No início do ano, um inquérito inicial revelou que 44% dos europeus tencionavam adotar um comportamento parcimonioso em 2022, uma previsão que foi agora confirmada.

Dois em cada três europeus dizem, agora, que planeiam reduzir os seus custos energéticos, sendo esta tendência mais acentuada em Portugal. Entre os portugueses inquiridos, 73% afirmam que a redução do consumo energético faz parte das suas intenções até ao final do ano, enquanto 64% dos espanhóis e 53% dos franceses planeiam fazer o mesmo. 

Ao mesmo tempo, mais de metade dos europeus dizem que nos próximos meses vão procurar reduzir alguns dos seus gastos em bens de consumo relacionados com lifestyle (vestuário, decoração, equipamento eletrónico e doméstico, passeios culturais, viagens). A alimentação e a saúde também estão envolvidas, com quase metade da população portuguesa (44%) a admitir que vai tentar reduzir as suas despesas com a alimentação e 34% a pretender reduzir os seus custos de saúde até ao final do ano. 

Por conseguinte, os europeus estão a adaptar o seu consumo para comprar de forma diferente e equilibrar o seu orçamento num contexto de preços crescentes e de forte pressão sobre o seu poder de compra. No início de 2022, mais de um terço dos europeus (38%) pensava que o seu poder de compra seria inferior ao do ano passado e 75% declararam que seriam mais cuidadosos com o seu orçamento em 2022 do que em 2021.

 

Tendência: Financiamento do Consumo

 

No início do ano escolar em 2022, quase dois terços dos portugueses dizem já ter utilizado soluções para financiar certas compras (61%), e mais de um quarto já as utilizou várias vezes (29%). Portugal é, aliás, o país onde a prática parece estar mais estabelecida, apesar de, mesmo nos outros países, cerca de metade dos inquiridos (48% dos espanhóis e 51% dos franceses) afirmar já ter recorrido a soluções de financiamento. 

Relativamente ao tipo de compras em todos os países, o crédito ao consumo é principalmente utilizado para compras únicas e pontuais (81% dos europeus) e corresponde a bens relativamente caros, tais como veículos (44%), equipamento informático (32%) ou mobiliário (23%). 

A utilização de soluções para financiar compras está, portanto, agora bem estabelecida nos hábitos dos europeus e daqueles que não tencionam utilizar o crédito ao consumo nos próximos meses justificam esta escolha com taxas de empréstimo demasiado elevadas (35%), bem como com um receio de sobre-endividamento (30%) ou simplesmente a falta de necessidade de contrair crédito (30%). A credibilidade das organizações de crédito não é questionada, uma vez que 84% delas dizem confiar nelas.

 

 

Aliado Diário: Pagamento Fracionado

 

Entre as várias soluções de financiamento, o nosso Barómetro Europeu das Melhores Práticas de Compra demonstra também que a utilização do pagamento fracionado é a mais popular.

De facto, quando questionados sobre os seus planos para o final do ano, 35% dos portugueses dizem querer recorrer a este método de pagamento, dando-lhe preferência relativamente ao recurso ao crédito ao consumo (23%). Esta tendência é observada em todos os países em análise, sendo especialmente notória entre os franceses (44%).

Os europeus pretendem utilizar o pagamento em prestações principalmente para compras relacionadas com produtos informáticos, alta tecnologia e eletrodomésticos. Por exemplo, 47% dos portugueses que tencionam utilizar o pagamento fracionado, pretendem utilizá-lo principalmente para este tipo de bens, assim como para a aquisição de artigos de mobiliário e decoração (26%) e viagens (22%).

Para além de ser evidente que o pagamento fracionado é já uma tendência implementada entre os europeus, é também um fator importante na escolha de onde comprar para mais de um terço dos inquiridos, que indicam que vão escolher em primeiro lugar e principalmente as marcas que oferecem este tipo de financiamento. 50% dos espanhóis, 45% dos franceses e 44% dos portugueses afirmam mesmo que não teriam comprado a um retalhista se este não tivesse oferecido a opção de pagamento fracionado.

 

Consulte aqui todos os dados e informações da 3ª edição do nosso Barómetro Europeu das Melhores Práticas de Compra - Ajustes nos orçamentos e financiamento de compras: tendências do consumo europeu até ao final do ano.

 

Barómetro Europeu das Melhores Práticas de Compra

1ª edição – Tendências do Consumo europeu

2ª edição – Economia Circular