Dicas de Poupança

Juntos por um mundo de objetivos

 

pou·par

verbo transitivo e intransitivo

1. Juntar dinheiro; fazer economias ou poupanças. = AFORRAR, ECONOMIZAR

in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha]

Dito de outra forma, a poupança é a parte dos seus rendimentos que não são gastos no período em que os recebe, ou ainda:

Poupança = Rendimentos – Despesas

 Agora que sabe o que significa poupar, resta perceber porque deve começar a poupar o quanto antes.

Conheça as nossas dicas de poupança.
Assegurar um fundo de emergência
Este é um dos motivos mais importantes porque deve poupar. Nunca se sabe o que o futuro nos reserva, portanto convém sempre ter algum dinheiro de lado para o caso de surgir uma situação imprevista, como um acidente, uma doença ou o desemprego.
Conheça as nossas dicas de poupança.
Investir numa casa ou num carro
Sonha em comprar a sua própria casa? Não consegue viver sem um carro? Para ambos estes investimentos, quanto mais dinheiro puder disponibilizar logo de início, menor será o valor do seu empréstimo!
Conheça as nossas dicas de poupança.
Pensar no futuro dos seus filhos
Como é óbvio, é fundamental ter um fundo para poder pagar a educação e a formação dos seus filhos, mas poucas pessoas pensam nesta necessidade antes de efetivamente terem filhos!
Conheça as nossas dicas de poupança.
Assegurar uma boa reforma
Pode ser difícil começar já a pensar na reforma, mas lembre-se que quanto mais cedo começar a poupar para este efeito, menos terá de poupar no futuro, compensará a eventual perda de rendimento que existe ao passar para a reforma e poderá assim desfrutar de uma reforma desafogada!
Conheça as nossas dicas de poupança.
Divertir-se
Trabalhar também serve para aproveitar o dinheiro que ganhou. Por isso, quando poupar, ponha também algum dinheiro de lado para poder fazer aquela viagem que sempre sonhou ou comprar aquele telemóvel que sempre quis ter.
Sabemos o quão fácil é perdermo-nos nas contas do nosso dia a dia, por isso, preparámos algumas dicas de poupança, para que esteja sempre em controlo do seu orçamento:
  • Aponte todas as despesas mensais
    Esta medida parece básica e até maçadora, mas a verdade é que desta maneira conseguimos perceber onde estamos a gastar mais do que devíamos.
  • Pense bem antes de investir
    Antes de comprar/investir no que quer que seja pense se realmente precisa disso, pergunte a si mesmo se esse bem é realmente necessário.
  • Acredite que a maior poupança está nas pequenas despesas
    Normalmente os grandes investimentos são muito ponderados, uma vez que gastamos uma grande quantidade de dinheiro, de uma só vez. Os nossos maiores gastos estão, muitas vezes nas pequenas coisas que compramos sem pensar, mas que no final dão um alto valor, por isso, tente ter uma ponderação igual em todos os seus gastos.
  • Tenha o controlo do seu cartão de crédito
    O cartão de crédito pode ser sinónimo de consumo inconsciente quando não temos controlo sobre o mesmo. É importante haver um controlo dos gastos pois pode ser uma grande ajuda.
  • Fique atento às promoções ou aos preços baixos
    Há certos bens necessários que acabam por ser mais caros do que outros, no entanto, não têm um curto prazo de validade – detergentes, produtos de higiene, produtos de limpeza – o truque é ir estando atento às promoções destes e assim comprar, por exemplo, duas unidades que duram por muitos meses, assim consegue uma poupança a longo prazo. E porque não começar a fazer alguns produtos de limpeza em casa. São mais em conta, sabe tudo o que contêm e são exatamente ao seu gosto.
  • Não gaste tanto em refeições
    Com a correria do dia a dia, optamos muitas vezes pela simples opção de ir buscar comida já feita, ou mesmo de fazer as refeições fora de casa. Faça o seguinte exercício: pense em quanto gasta ao optar por fazer uma refeição fora duas ou três vezes por semana, e agora faça as contas de quanto poderia poupar fazendo as mesmas refeições em casa.
  • Planeie refeições
    A par da dica de cima, se planear a sua semana de refeições, evitará a necessidade de ir comprar uma coisa rápida para a sua refeição, ou ir fora de casa e, além disso, evita o desperdício alimentar que pode ocorrer quando nos esquecemos de certos alimentos na despensa. Ao planear as nossas refeições estamos em controlo, não só das nossas contas, como da nossa despensa.
  • Retire os carregadores da tomada
    Os nossos aparelhos eletrónicos – computadores, telemóveis, tablets – devem ser dos únicos que carregam pelo menos uma vez por dia, todos os dias; mas será que desliga os carregadores da tomada depois do dispositivo estar carregado? Bem depois desta dica irá fazê-lo, porque enquanto estiver ligado à tomada, mesmo sem estar a carregar nada, o carregador gasta energia, o chamado «consumo fantasma».
O Oney ajuda as pessoas a gerir o seu dinheiro à sua maneira. Como especialista em meios de pagamento e financiamento, o Oney assume uma posição diferenciadora e única no mercado, fortalecendo o poder de decisão dos clientes. Estamos aqui para si!