Troca Por Troca

Um dia, voltamos à troca por troca.

 

Emprestar ferramentas, trocar casas, ou horas de babysitting… O reaparecimento do sistema de trocas está cada vez mais presente nas nossas vidas, graças às redes sociais e à consciência ambiental. Mais do que uma moda passageira, é uma tendência verdadeiramente sustentável.

 

PUMPIPUMPE.CH: a troca na sua caixa de correio.

Que grande ideia: um pacote de autocolantes que inclui, nada mais, nada menos, que 50 objetos do dia-a-dia (desde formas para bolos a raquetes de ping pong) que se colam na caixa de correio, juntamente com a frase: “Eu empresto”. O conceito do PUMPIPUMPE é desenvolver a troca de bens e serviços entre vizinhos. Lançada em 2012, a associação sem fins lucrativos suíça já está em mais 20.000 caixas de correio por toda a Europa. Também é possível trocar “experiências…

 

WWOOF também é troca por troca.

Não, não é um desporto de inverno. WWOOF é um movimento global cujas siglas significam Worldwide Opportunities on Organic Farms. A ideia é simples: para aqueles que querem sair da cidade e ir para o campo, oferece-se estadia em troca de trabalho voluntário (jardinagem, plantação de vegetais e todas as demais tarefas inerentes). Este conceito, que remonta a 1971, em Inglaterra, regressou agora um pouco por todo o mundo movido pelo desejo de um regresso à terra.

 

E os retalhistas?

Alguns retalhistas bem estabelecidos já adotaram este modelo há algum tempo. É o caso da DECATHLON e do seu Trocathlon, ou do TROC.COM. O sucesso é tal, que já existem novos players a querer entrar nesta nova tendência. A GREENDY PACT é uma nova boutique cujo conceito passa por oferecer aos seus clientes um novo guarda-roupa… sem que para isso tenham de comprar qualquer peça de roupa.
Como funciona: as roupas que já não queremos são deixadas na loja em troca de Greendies: créditos que podemos depois gastar em roupas já doadas. O primeiro espaço abre em França, em janeiro. É uma iniciativa a ter em conta…

 

Então, amanhã, estaremos todos a trocar bens e serviços?

Trocar tempo, comida, roupa ou ferramentas por um determinado período, ou para sempre, é uma tendência sustentável que alia a nossa procura por um propósito ao desenvolvimento de um sentido de gratidão e respeito por nós próprios e pelo ambiente. Deve, então, a economia de troca fazer parte da customer journey? Definitivamente…

Ideia Central

Trocar em vez de comprar é cada vez mais uma tendência. Uma espécie de terceira hipótese de escolha – depois da compra em primeira e em segunda mão– que pode alterar os hábitos de consumo e o futuro dos retalhistas.