Poupança

Um dia, as minhas compras financiam a educação dos meus filhos.

A taxa de poupança das famílias portugueses mantém-se abaixo da média europeia e tem vindo a diminuir nos últimos anos.

Em França, por exemplo, perto de 8 em cada 10 pais têm uma conta poupança para os seus filhos. Destes, perto de 60% gostariam de colocar de parte uma maior percentagem do seu dinheiro, mas não têm forma de o fazer.

No Reino Unido, é elevada a percentagem de pais que gostariam de destinar uma maior fatia dos seus rendimentos ao futuro dos seus filhos e que, devido aos constrangimentos do orçamento familiar, não conseguem fazê-lo.

Destes dois países chegam dois exemplos de plataformas que estão a transformar (e a simplificar) a forma como se poupa.

Capital Koala: as minhas compras = às minhas poupanças.

Lançada em 2011, a startup Capital Koala decidiu aliar o “cashback” – conceito que diz respeito ao reembolso de uma percentagem do valor das nossas compras – à poupança. O princípio? Cada euro gasto pelos pais, em lojas aderentes, é reinvestido sob a forma de comissões (entre 1% e 20% do total do valor das compras) na conta poupança dos filhos.
Desde o seu início, 4 milhões de euros foram já distribuídos.

 

Mais de 2000 parceiros de comércio eletrónico.

The Body Shop, Asos, Fnac… Estas e outras grandes marcas estão a disponibilizar esta nova forma de poupar. Do ponto de vista da utilização, não podia ser mais simples: o utilizador só tem de fazer o download do botão da Koala, para que fique instalado na barra do seu navegador web. Ao entrar no website de um parceiro, a Koala deteta o botão e sugere que ativemos a conta poupança quando concluímos a compra.
Mas há mais: este modelo já se estendeu a lojas físicas.

 

Simples e eficiente!

Tão simples como o botão da Koala é a jornada de cliente que foi definida e pensada para simplificar ao máximo todos os passos. Contas poupança em todos os bancos franceses são compatíveis com a Capital Koala. Pais, tios e tias, avôs e avós bem como outros familiares e até mesmo amigos, podem participar. Basta criar uma “koaligação” familiar e, deste modo, ampliar as oportunidades de poupança. Poupar sem pensar podia ser o slogan da Koala.

 

Kidstart: reembolsos que fidelizam.

No Reino Unido, a Kidstart também transforma cada compra numa oportunidade para investir no futuro dos mais pequenos. A plataforma autointitula-se de um clube de fidelização: a percentagem de poupança pode ir até aos 8% do valor da compra, que varia consoante a loja aderente. É possível amealhar o “cashback” em qualquer conta poupança de qualquer banco do Reino Unido. O utilizador só tem de a configurar no seu perfil (o “Kiddybank”), que é gratuito, e realizar a compra online.

 

Descontos exclusivos.

Da rede da Kidstart fazem parte mais de 1500 parceiros de comércio eletrónico e nomes de peso, como Amazon e o eBay. Para encontrar as lojas aderentes, basta selecionar uma das 14 categorias de produto no website da Kidstart e ter sessão iniciada. Do vestuário às viagens, passando por artigos de tecnologia e até mesmo alimentação: opções não faltam para poupar com cada compra.
À semelhança do que acontece com a Capital Koala, também é possível convidar família e amigos a contribuir com as suas compras. Incentivos não faltam: são vários os vouchers de desconto exclusivos disponibilizados no website da Kidstart.

Ideia Central

Como uma alavanca para obter a fidelização do cliente, as poupanças de reembolso (“cashback”) podem tornar-se parte integrante da jornada de compra. Eis a pergunta que se impõe: será que a Capital Koala e a Kidstart vieram para ficar? Uma guerra de preços nas taxas de comissão seria benéfica para os consumidores e os seus filhos? Só o tempo o dirá…