Quando a Inteligência Artificial é Criativa

Um dia, a Inteligência Artificial vai criar as modas.

 

A inteligência artificial claramente não tem limites. Tendo analisado o nosso comportamento e emoções, agora é dotada do poder da imaginação. De facto, agora a IA pode gerar e criar, do zero, imagens de pessoas, lugares e produtos que ainda não existem. É o suficiente para dar água na boca aos consumidores e retalhistas!

 

A Inteligência artificial em parceria com o retalho.

Desde a personalização de ofertas na Web, até às vendas ativadas por voz, passando pela análise do fluxo e das emoções do cliente na loja, a inteligência artificial tvai ornar-se parte integrante da jornada do cliente no espaço de alguns anos. E não parece que a tendência será revertida, não enquanto o GAFA e as empresas de tecnologia estiverem constantemente a criar novos limites. A AMAZON e a ALIBABA assumem a liderança.

 

Quando a IA encontra o produto certo para si.

Imagine: está no centro da cidade ou a fazer jogging e passa por alguém a usar uma mala ou a calçar um par de ténis que gosta, mas não reconhece a marca ou modelo. É difícil, se não impossível, encontrar este produto mais tarde simplesmente escrevendo "ténis verdes fixes" ou "mala azul bonita" no seu motor de busca... a menos que tenha tirado uma foto e pesquise "imagens semelhantes". Esta extensão desenvolvida pela ALIBABA que pode ser adicionada ao seu browser de internet permite que encontre um produto idêntico ou semelhante diretamente no site da ALIBABA.

De fato, a IA desenvolvida aqui é capaz de, em milissegundos, identificar o produto na foto, extrair as suas características e navegar pelos milhões de referências e mercados do site, a fim de encontrar a imagem - e, portanto, o produto - que lhe corresponde. O recurso teve uma rápida aceitação de fashionistas e de retalhistas, que consideram uma maneira eficiente de fazer referência às últimas tendências com os melhores preços. Mas, e se o produto dos seus sonhos ainda não existir?

 

E se a inteligência artificial pudesse criar o produto com que sempre sonhou?

Já sonhou com um casaco com a cabeça de um unicórnio nas costas? Ou o seu primeiro nome em grandes letras brilhantes? Ou apenas umas calças pretas que se encaixam perfeitamente na versão slim ou regular? Pergunte à AMAZON! A empresa de Jeff BEZOS, como sempre na vanguarda, desenvolveu I.A. capaz de gerar imagens de roupas que correspondem a pedidos por escrito. A ideia: facilitar a pesquisa do cliente, permitindo que ele visualize instantaneamente como é o produto que ele está à procura.

A inovação baseia-se em redes contraditórias generativas (GAN). Esta forma de inteligência artificial, que combina duas tecnologias - uma que procura amostras de produtos existentes e a outra que os cria - atualmente só pode ajustar os resultados da pesquisa de calças, calções, as suas cores e género. Mas, no futuro, outros elementos poderão ser adicionados. É concebível que, dependendo do volume de consultas geradas pelos utilizadores da Internet, a I.A. possa iniciar a fabricação dependendo da procura e, assim, trazer tendências ou produtos inéditos. Do agregador de génio, a inteligência artificial passará para o próximo nível: um designer que nunca fica sem ideias!

Ideia Central

Ao melhorar constantemente a tecnologia de inteligência artificial visual, os gigantes do comércio eletrónico estão obviamente a facilitar a compra de consumidores em todo o mundo, mas também estão a pensar em novas maneiras de tornar o desenvolvimento de plataformas de envio direto mais acessíveis. Ao fazê-lo, vencem em todas as frentes!