Futuro do Retalho

Um dia, os marketplaces vão estar nas grandes avenidas.

 

Quando pegamos no modelo do marketplace online e o trazemos para o mundo físico temos as “shops in shop”: lojas especializadas que se situam dentro de outras lojas.
Este é um conceito que os grandes retalhistas têm estado a adotar. E se fosse este o futuro? Olhemos para este fenómeno crescente.

 

Um stand Melom no centro da Leroy Merlin?

Foi o que os clientes da Leroy Merlin encontraram, em 2013, na loja de Alfragide. Seguiram-se, nos anos seguintes, mais quatro espaços: Matosinhos, Maia, Almada e Sintra.
A Melom, marca nacional de franchising especializada na remodelação de imóveis, tem uma parceria de longa data com a multinacional francesa de bricolage e construção, assegurando a instalação de equipamentos e materiais adquiridos na Leroy Merlin e disponibilizando serviços de execução de obras aos seus clientes. Com as “shop in shop” da Melom nos espaços Leroy Merlin, esta sinergia foi transformada numa experiência de cliente mais fluida e potenciadora de negócio.
Este tipo de alinhamento, porém, vai além da simples associação comercial...Na realidade, as ofertas da Leroy Merlin e da Melom complementam-se.

 

Marques Soares recebem joias Pandora.

Os armazéns Marques Soares, no Porto, hospedam desde abril deste ano uma “shop in shop” Pandora.
Com esta inauguração, os históricos armazéns portuenses, fundados na década de 60, diversificam a sua oferta no ramo da joalheria e adaptam-se às novas tendências de consumo, que estão cada vez mais próximas da experiência do mundo online. O “corner” da marca dinamarquesa reflete a aposta da Marques Soares no dinamismo do seu espaço e promete atrair mais notoriedade para ambas, além de uma maior diversidade de clientes.

 

O que significa para os retalhistas?

Capacidade de atração. Agora, mais do que nunca, este é um aspeto vital.
Reinventar propostas de valor com a reinvenção do modelo comercial dos espaços físicos poderá ser uma forma de os retalhistas reconquistarem protagonismo na vida dos consumidores? Só o tempo o dirá…

Ideia Central

As superfícies comerciais estão a transformar-se, com os retalhistas a alugar e a franchisar os seus espaços. Será que, este com tipo de abertura, correm o risco de diluir a sua própria marca?