Carros com Seguro

Um dia, o meu carro assume todos os riscos.

Com a chegada dos carros conectados, é legítimo perguntar quem será o condutor do futuro: homem ou máquina? O que levanta uma outra questão: quem é responsabilizado em caso de acidente? Sempre um passo à frente, a Tesla decidiu tomar as rédeas e lançar o seu próprio seguro automóvel.

Elon Musk a agitar as águas (novamente).

Nunca faltam ideias ao líder da Tesla. Especialmente quando se trata de desenvolver novos ecossistemas. Desta vez, Musk está de olhos postos nos seguros automóveis. Porquê? Para investir num novo mercado, sim, mas não só…

Ao revolucionar a indústria automóvel com a condução autónoma e assistida, o líder da Tesla introduziu uma nova forma de fazer as coisas e novos riscos.

Preços adaptados aos condutores.

Os Tesla são carros ultra conectados que recolhem dados a todo o momento. Dados sobre viagens, consumos, tráfego e sobre o estilo de condução. Ao agregar toda esta informação, a marca americana consegue obter um perfil detalhado do condutor e dos seus hábitos atrás do volante. Os mais cuidadosos terão acesso a valores de prémio mais atrativos. Por sua vez, os prémios dos condutores mais arrojados podem disparar para valores mais elevados. No entanto, talvez seja mais do que isso. Se existir uma disputa, a seguradora pode preferir culpabilizar o fabricante de automóveis.

“Não fui eu, foi o carro!”

Alguns condutores sem escrúpulos não hesitariam em incriminar o piloto automático em caso de acidente. Uma falha que a marca teve em consideração quando desenvolveu a sua própria oferta de seguro. Já lá diz o ditado: se queremos algo bem feito, temos de ser nós a fazê-lo.

Ideia Central

Novos produtos = novas práticas = novos players. É por isso que a Tesla está a avançar para o mercado dos seguros. Uma chegada que indica uma suave mudança de responsabilidade, do condutor para o fabricante. Serão as máquinas mais confiáveis do que o Homem? Claro, desde que o Homem o permita.